Rússia decide instalar sistema AIP em seus submarinos

Publicado em: 23/02/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1522

Tags: , , ,

Do Rio de Janeiro

O Comandante da Marinha Russa, Almirante Viktor Chirkov, afirmou que até 2016 o submarino B-585 Snakt Peterburg da Classe Lada vai receber um sistema AIP para aumentar seu alcance e sua furtividade, e que a tendência é que todos os novos submarinos da Rússia tenham este sistema instalado, sem especificar, porém qual o tipo de AIP escolhido.

Afirmou apenas que o sistema AIP está sendo desenvolvido pelo estaleiro Sevmash, e que a tendência da Marinha Russa é construir no futuro submarinos mais autônomos e de forma modular, podendo obter assim modelos de diferentes formas, versões e funções utilizando as mesmas peças e seções.

A construção de mais dois submarinos da Classe Lada foi suspensa em 2012 sob a alegação de mudanças em seu design, o que garante neste momento que quando retomadas, já contarão com o AIP instalado.

Um sistema AIP consiste em um gerador de eletricidade que aumenta a capacidade de submarinos convencionais de permanecer submergido, na medida em que elimina de forma temporária a necessidade da embarcação de emergir para recarregar suas baterias.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1