Marinha do Brasil testa UAV Boeing/INSITU Scan Eagle

Publicado em: 19/02/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1280

Tags: , , , , , , ,

Do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil testou na ultima terça-feira, dia 18, o UAV Scan Eagle, da empresa americana Boeing/INSITU. A aeronave foi lançada a partir do navio patrulha NPaOc Apa P-121 a cerca de 10km da costa da Região dos Lagos-RJ, e efetuou um voo de cerca de 2 horas e meia registrando imagens e realizando manobras a fim de ser avaliada pelos militares responsáveis pelo programa de aquisição desse tipo de aeronave.

O Scan Eagle é utilizado por 12 países, tanto a partir de terra como embarcados em navios, já foi utilizado em conflitos reais (Afeganistão e Iraque), tem uma autonomia de 24h de voo a uma altitude máxima de 5km e possui duas câmeras de alta resolução, que podem gravar imagens tanto durante o dia, como a noite.

É lançado a partir de uma catapulta e recuperado por uma “lança” de mais de 5m de altura que prende a aeronave pela asa.

A Marinha do Brasil está avaliando o Scan Eagle com o objetivo de utilizar o meio aéreo não tripulado em conjunto com outros sistemas para a patrulha constante da chamada Amazônia Azul, que corresponde a área do Oceano Atlântico sob responsabilidade do Brasil, cerca de 3,6 milhões de km².

O Scan Eagle foi selecionado para o teste junto com o CamCopter S-100, um helicóptero não tripulado projetado e produzido pela empresa austríaca Schiebel que conta com autonomia de 6h, alcance de 180km e teto de serviço de 5.4km. Este modelo será testado em Maio.

CamCopter S-100 - Foto: Internet

A Marinha, porém, não descarta até mesmo a possibilidade de aquisição dos dois modelos, caso seja comprovada a validade das aeronaves para as operações de patrulha planejadas pela Marinha do Brasil.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1