Caças F-5 interceptam aeronave da American Airlines

Publicado em: 04/02/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1647

Tags: , , , ,

Do Rio de Janeiro

Dois caças F-5EM da Força Aérea Brasileira interceptaram um Boeing 767-300 da American Airlines na madrugada do último dia 3, segunda-feira, após o Controle de Tráfego Aéreo observar o código 7500 sendo transmitido pelo transponder da aeronave.

O código 7500 se refere a interferência ilícita, e pode significar entre outras coisas o seqüestro da aeronave ou ameaça de bomba. O código ficou acionado por 17 segundos, tempo suficiente para o controle da aeronave ser transferido para a Defesa Aérea. A aeronave havia acabado de passar por Brasília.

A FAB então entrou em contato com a tripulação, que respondeu normalmente. Porém, em caso de seqüestro essa medida não é confiável, e a FAB então decidiu interceptar a aeronave, e poucos minutos depois dois caças F-5EM jpa estavam no ar seguindo em direção ao Boeing.

A aeronave cumpria o voo 904 da American Airlines, saindo do Rio de Janeiro em direção a Miami, e foi forçado a realizar um pouso no aeroporto de Manaus para averiguação.

Após o pouso, foi verificado que não havia nenhuma emergência a bordo. O comandante da aeronave afirmou que não acionou o código 7500, e com isso uma investigação foi iniciada para verificar o ocorrido.

Após mais de duas horas de atraso, o voo foi liberado.

Portal Defesa

One Response to Caças F-5 interceptam aeronave da American Airlines

  1. Walfredo disse:

    Alguém resolveu testar a prontidão de nossas forças?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1