Embargo dos EUA contra a Turquia

Publicado em: 07/12/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1076


De Caxias do Sul – RS


As autoridades norte-americanas proibiram a venda de equipamento da empresa WestCAM Solutions para produção de sensores pela turca Vestel Savunma Sanayi. Os turcos estavam planejando instalar os sensores em sua ARP Karayel (vento do sul, em turco). Com a decisão americana, o sistema não será entregue ao exército turco no cronograma planejado, ou seja, julho de 2014. O embargo também afeta os designadores da ARP de combate Anka, que já não é mais produzido na versão de reconhecimento, pela Turkish Aerospace Industries – TAI.

O Karayel está sendo desenvolvido pela empresa privada Vestel Savunma Sanayi desde 2007, e o protótipo voou em 2009. O Ministério da Defesa da Turquia adquiriu um sistema completo usando a ARP em 2011. Depois de obter o contrato, a Vestel comprou sensores e designadores laser americanos da empresa WestCAM Solutions. Descobriu-se, agora, que a empresa americana não tinha obtido aprovação da autoridade para exportação, mas não foram comunicadas as razões oficiais para a decisão.

De acordo com o diário turco Zaman de hoje (07/12), a principal razão do embargo dos EUA é a seleção do sistema de mísseis antiaéreos da China no concurso T-LORAMIDS. Antes, os norte-americanos já haviam recusado a venda aos turcos de ARPs MQ-1 Predator. Nesta situação, os produtores turcos serão forçado a acelerar os trabalhos sobre sistemas nativos homólogos aos americanos ou encontrar outros fornecedores, de outros países.

A Vestel desenvolveu o sistema Karayel para o exército turco, consistindo de 6 ARPs, três estações de terra e uma central de controle. Ele é fabricado com uma estrutura relativamente pequena, com envergadura de 10,5 m, comprimento 6,5 m, capacidade de até 70 kg de carga útil, e uma massa total perto de 500 kg. Seu teto de voo é de 7,5 km, com 20 horas de autonomia, e faixa de operação de mais de 150 km. A ARP é alimentado por um motor a pistão, de 70 hp.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1