IA-2 no Corpo de Fuzileiros Navais

Publicado em: 02/12/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 4723









O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, após testar e aprovar o fuzil Imbel IA-5 5,56 x 45 mm (com “duas ou três sugestões de melhoramentos”, segundo um Almirante FN), decidiu adotá-lo em substituição ao antigos FAL 7,62 mm nos Grupamentos. O M-16 e a M-4 continuam presentes nos Batalhões (notar que a arma da Imbel foi aprovada até pelos Comandos Anfíbios – COMANFs), por causa da confiabilidade que os FNs depositam em tais armas.

Teremos então o CFN ainda com duas armas distintas mas agora no mesmo calibre. A ver.

Na visão do autor, três pontos importantes deveriam ser considerados no referido fuzil:

1 – O eixo de basculamento para a desmontagem da arma deveria estar à frente do carregador, como no M-16/M-4 e não entre ele e o guarda-mato (“herança” do FAL), por razões de ergonomia;

2 – A alavanca de acionamento deveria ser solidária ao ferrolho, reduzindo custos de fabricação e trabalho de desmontagem e limpeza, como nos fuzis Kalashnikov. O sistema empregado no IA-2 (estilo M-16, ou seja, alavanca não-solidária e êmbolo de forçamento de inserção do cartucho na câmara) apenas encarece a arma e complica os procedimentos de desmontagem, limpeza e remontagem;

3 – A coronha deveria ter regulagem de longitude, como na M-4, pois um soldado de 1,60 m não possui a mesma “envergadura” que um de 1,80 m. O comprimento da referida peça, se favorecer a um deles, desfavorecerá ao outro.

Notar que são inferências baseadas em experiências pessoais do autor, não foram mencionadas pelo Almirante quais as “duas ou três sugestões”.

2 Responses to IA-2 no Corpo de Fuzileiros Navais

  1. Matheus disse:

    Qual seria o nome do fotógrafo da imagem do IA2?
    Gostaria de adicionar a imagem à Wikipédia.
    Obg

    • Leonardo Jones Müller disse:

      Bom dia Matheus. Essa foto é minha.
      Pode utilizar informando a fonte sem problemas. Quer em maior resolução?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1