Argentina: e os Mirage F1?

Publicado em: 14/11/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1173

Embora já tenham sido destinados pelo governo argentino os recursos (cerca de US$ 220 milhões do orçamento de 2014) para a aquisição das aeronaves (cerca de 16), questões técnicas parecem estar impedindo que o negócio decole. Segundo fontes argentinas, os caças já estariam em fim de vida útil (célula) e os espanhóis não estariam inclinados a realizar as inspeções e serviços necessárias para ampliá-la. Na verdade apenas ainda há alguma chance de que as ditas aeronaves cheguem à Argentina porque a maioria das alternativas analisadas criarão um lapso temporal tão dilatado que pode levar a um “blackout” de caças no vizinho país.

Como “plano B” se está analisando outra aeronave de fácil e rápida aquisição, o israelense Kfir, já operado por outras forças aéreas da região, como Equador e Colômbia (que recentemente os usou para interceptar e afugentar bombardeiros pesados supersônicos Tu-160 russos). Levam sobre os Mirage F1 vantagens em relação a aviônicos e equipamentos de navegação (as versões mais modernas permitem o uso de HMD e possuem glass cockpit, que podem ser instalados a pedido da nação operadora), além da capacidade de operar moderníssimos armamentos e pods produzidos na país de origem; o problema estaria na velha e “fumegante” turbina J-79, com maior consumo e custos de manutenção que a Atar 9K50 francesa, usada no Mirage F1.

Kfir colombiano na Red Flag.

A ver em que isso resultará. A premente necessidade de novos caças é evidente na FAA. Aguardem updates para esta matéria.


Portal Defesa

1 Responses to Argentina: e os Mirage F1?

  1. gilson disse:

    li recentimente que bastaria um sim da presidente da argentina, cristina kirchner, para que a argentina, compraria os sukhoi su 35, bem eu acho isso bem provalvel, porque: porque veja, os mirages espanhois estão todos devassados em tecnologias e tambem os kafir esraelenses, restariam os gripen ng, mas si depender dos ingleses não serão entregues nunca. pois bem isso é oque esta agora acontecendo la na argentina, eu acho que é bem provavel que sera aviões russos ou chineses, para contrapor as retrições inglessas, até porque eu acho bem provavel que a argentina ira fazer uma nova surtida nas malvinas aviões que poderiam impor medo aos ingleses realmente seram os gripens ng, e os sukhoi su 35, porque, porque os argentinos não aceitam perderem para sempre as malvinas, isso com uma força aerea bem preparada poderia levar londres, a mesa de nogociações, sem que uma guerra ocorra, isso por enquanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1