Novo porta-aviões americano é batizado

Publicado em: 10/11/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 974

Tags: ,

Do Rio de Janeiro

Foi batizado no último dia 9 em Newport News, no estado da Virgínia, o primeiro navio da nova geração de porta-aviões dos Estados Unidos, o USS Gerald R. Ford, movido a energia nuclear e equipado com profundas mudanças em relação aos outros navios do tipo em operação na US. Navy.

A principal mudança é a troca do uso do vapor para movimentar os equipamentos de lançamento e parada de aeronaves por energia eletromagnética, muito mais precisa e suave.

Além de aumentar a variedade de aeronaves que podem ser lançadas (incluindo vários modelos de VANTs de todos os tamanhos), e de diminuir o impacto dessas operações nas células estruturais delas aumentando muito sua vida útil, a mudança também elimina as enormes ligações de vapor entre as caldeiras e esses equipamentos citados, abrindo espaço para uma remodelagem total do interior da embarcação.

Esse espaço “a mais” fez com que os projetistas do navio de cerca de 100.000 toneladas preparassem ele de forma modular, não soldando muitos dos equipamentos, apenas os prendendo com parafusos e espalhando “plugs” pelos decks. Isso permite uma reconfiguração interna quase no estilo “plug and Play”.

“Então, se você deseja realizar uma missão humanitária, e precisa de mais espaço aqui com mesas, computadores e telas, você pode facilmente trazer isso para cá e reorganizar o espaço em poucos dias,” ressaltou o Diretor do estaleiro Tom Cullen.

O USS Gerald R. Ford custou até o momento cerca de US$ 13 Bilhões, e deve estar operacional em 2016.

Portal Defesa

Notícia anterior:
Próxima notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1