Doação de Tucanos a Moçambique

Publicado em: 25/10/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1480

Tags: , , , , ,

De Santa Maria

Em meio as crescentes tensões internas entre governo e rebeldes da resistência nacional moçambicana (Renamo), Moçambique pode receber do governo brasileiro a doação de três aeronaves T-27 tucano, retiradas de serviço na Força Aérea Brasileira. Após 30 anos de operação o Tucano está sendo substituído na FAB pelo A-29 Super Tucano, mais moderno, com maior gama de armamentos e capacidade de carga.

Brasil e Moçambique firmaram em 2009 um acordo de cooperação na área da defesa e esta poderá ser a primeira vez que o país africano, um dos maiores aliados e parceiros comerciais do Brasil no continente, receberá aviões militares brasileiros destinados a sua força aérea.

A Força Aérea Moçambicana é composta, quase que na sua totalidade, por aeronaves de fabricação russa e chinesa, tendo recentemente recebido de Portugal dois aviões Cessna O-2 Skymaster, destinados à formação de novos pilotos para a FAM.

Moçambique enfrenta uma crise interna que envolve o enfrentamento entre tropas governamentais e rebeldes da Renamo. Apesar de o Tucano possuir capacidade de ataque leve e realizar missões de contra insurgência (COIN), o governo brasileiro reitera que as aeronaves não se destinam ao combate, mesmo com os últimos acontecimentos no país estrangeiro, e que desde maio deste ano vem expondo motivos para a transferência destes equipamentos. A doação ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Portal Defesa (Com informações da Folha de São Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1