UPDATE – Oficiais do DCTA acompanham demonstração do míssil Umkhonto na África do Sul

Publicado em: 24/10/2013

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1257

Tags: , , , ,

De Campo Grande – MS

No início de outubro, uma comitiva do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, orgão subordinado ao Comando da Aeronáutica, esteve presente na África do Sul, na Base Aérea de Overberg para acompanhar os testes de voo do míssil superfície-ar Umkhonto IR, um míssil para defesa aérea e desenvolvido para enfrentar ataques aéreos simultâneos.

O Umkhonto é lançado verticalmente e tem seu guiamento por infravermelho ou radar a bordo, a versão infravermelho – IR – possui muito dos sistemas do A-Darter, míssil ar-ar de quinta geração em cujo desenvolvimento o Brasil participa em conjunto com a África do Sul.

A Força Aérea Brasileira e a sul-africana DENEL DYNAMICS assinaram o convênio onde a MECTRON, de São José dos Campos, interior de São Paulo, será a integradora no Brasil. Acompanharam os testes o Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva e o Chefe do Subdepartamento Técnico, Wander Almodovar Golfeto, reuniram-se também com representantes do Ministério da Defesa da África do Sul, para discutir a possibilidade de uma parceria futura entre os dois países para o desenvolvimento de um míssil ar-ar beyond visual range (BVR), ou seja, que tem capacidade de atingir um alvo a uma distância de 37km (20 nm), ou superior (de preferência, bem superior).

UPDATE – 27/10/2013 – O interesse no míssil UMKHONTO não se restringe à Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil também já o manifestou, através de seu Comandante, Almirante Moura Neto, ainda em 2012, de acordo com matéria do site Sul-Africano Engineering News Online. À época o Almirante declarou que a nossa Marinha estava começando a discutir projetos de mísseis com a Denel. Ulteriores desenvolvimentos serão noticiados via novos updates.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1