EDA ecologicamente correto

Publicado em: 22/10/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 964

Tags: , , , ,

Do Rio de Janeiro

Assim que voltar a se apresentar, o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) além de encantar a todos com suas manobras estará também mais “verde”, mais ecologicamente correto. Isso se deve a adoção pelo esquadrão de um óleo desenvolvido especificamente para a geração de fumaça em apresentações aéreas, o mesmo óleo utilizado pelos Blue Angels.

Este óleo sintético produz uma fumaça mais clara, não polui e não agride a camada de ozônio.

A fumaça é utilizada para tornar visível o traçado da aeronave no céu, e serve de referência tanto para o público quanto para os pilotos do EDA, facilitando a visualização das outras aeronaves durante as manobras.

O sistema que utiliza este óleo “verde” está sendo instalado pela EMBRAER, que já entregou 3 aeronaves adaptadas ao esquadrão. Segundo o engenheiro Fabrício Battaglin, foi necessário “criar um software específico para a elaboração da escrita com a fumaça.”

O esquadrão não possui ainda previsão para a retomada das apresentações, uma vez que ainda passa pela fase de adaptação da apresentação com a nova aeronave A-29. Fase essa prolongada após acidente com uma dessas aeronaves e que vitimou os dois tripulantes no dia 12 de agosto passado.

Portal Defesa

Notícia anterior:
Próxima notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1