Foi apresentado no dia 7 de agosto em Copacabana, Rio de Janeiro, um novo membro da família Sukhoi Superjet 100, o SportJet.
Uma aeronave dedicada exclusivamente ao transporte de atletas, com interior completamente remodelado e projetado para entregar não só um maior conforto como todo o suporte necessário para garantir a manutenção da saúde de atletas de alto rendimento.
A proposta do SportJet é oferecer a times e delegações uma opção de transporte especializada e mais condizente ao porte necessário nos deslocamentos desses grupos. Segundo Evgeny Andrachnikov, Vice-presidente Sênior de Comércio da Sukhoi Civil Aircraft Company, a empresa identificou um nicho de mercado entre os times e delegações, que utilizariam aeronaves de porte superior ao necessário, mais caras de operar e como consequência, com um valor de aluguel maior.
Evgeny apontou que de modo geral, os times fretam aeronaves do porte do Boeing 737 ou Airbus A319, algo que segundo a Sukhoi seria uma solução superdimensionada, fazendo do SportJet a aeronave mais próxima do ideal por ser menor e já ser pensada desde a fábrica para o transporte de atletas.
As aeronaves fretadas hoje em dia possuem assentos na ordem de 150 a 180 lugares. Já o SportJet possui capacidade para o transporte de 60 pessoas, mais condizente com o porte de times e delegações.
O SportJet foi desenvolvido levando em consideração efeitos negativos sobre o corpo humano durante longos voos, como hipóxia, Jet Lag, fuso horário, desidratação, estresse, alimentação inadequada e até mesmo a fobia de avião.
Para isso, as poltronas são personalizadas para cada atleta, possuindo cada uma um sensor de bioimpedância, oxímetro de pulso, tela para gerenciamento de informações e Airband, que consiste em um Gadget, um aparelho de uso individual que mede constantemente as funções vitais do atleta e repassa ao mesmo informações que o auxiliam a ter uma viagem mais confortável. A Airband também repassa as informações a uma central, e fica a disposição para análise de especialistas.
Outro equipamento integrado à aeronave se chama AeroScan, que consiste em um conjunto de sensores capaz de auxiliar médicos especialistas a fazer diagnósticos e verificar as condições de saúde dos atletas. Para isso, o AeroScan é capaz de realizar eletrocardiograma, capaz de medir a quantidade e o fluxo de ar nos pulmões do atleta, possui sensores de bioimpedância e eletrodos, monitor de pressão cardíaca, e como opcional até mesmo um ergômetro.
Outro item presente no SportJet é uma maca especial para procedimentos fisioterápicos. Nesta maca é possível realizar crioterapia, drenagem linfática, estimulação elétrica muscular, andullation therapy, terapia com vibração e infravermelho e massagem terapêutica.
Para que tudo isso funcione e ao mesmo tempo um time inteiro seja transportado com conforto, o SportJet foi dividido em 4 áreas: Recuperação, onde se encontram equipamentos como o AeroScan e maca fisioterápica. Descanso, onde existem as poltronas personalizadas com equipamentos dedicados. Área de treino, ideal para o estudo e análise do time e dos jogadores. E área de assentos, onde viajam todos da equipe dedicados a que dão suporte ao time.
A apresentação da nova versão tomou lugar no Clube dos Marimbás, ao lado do Forte de Copacabana e que durante os Jogos Olímpicos sediou a Casa da Rússia. Em uma breve coletiva ministrada pelo Vice-presidente Sênior Evgeny Andrachnikov próximo do Mock-up do SportJet, todo o projeto foi apresentado em detalhes.
Evgeny informou que o primeiro protótipo do SportJet deve realizar o Roll-Out a tempo da temporada esportiva de 2017-2018, e que times já têm demonstrado interesse no uso da aeronave. A expectativa da Sukhoi é que o SportJet encontre clientes na Rússia, Ásia e principalmente EUA, onde segundo Evgeny todos os anos milhões são gastos em transporte de equipes esportivas em competições internas, com cerca de 340 times se deslocando a cada temporada.
O Mock-up montado no local representava ¼ da aeronave real e, por isso, contava com as áreas reduzidas, apenas para demonstração.
Seguem abaixo as imagens da apresentação do Sukhoi Sportjet:
Portal Defesa