56 anos de inspeção em voo

Publicado em: 22/02/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1717

Tags: , ,

Segundo a Secretaria de Aviação Civil, só nos 6 dias de carnaval 5.3 milhões de pessoas utilizaram os aeroportos brasileiros para se deslocar de um canto para o outro. Esse movimento é maior do que o registrado na Copa do Mundo, ano passado.

Todo esse movimento é escoado entre decolagens e pousos de aeronaves de diversas companhias, todas confiando nos sistemas de apoio como balizadores, luzes e estações de rádio por exemplo, tudo devidamente calibrado e inspecionado com todo o cuidado pela Força Aérea Brasileira.

A primeira inspeção do tipo, com tripulação brasileira, foi realizada no dia 21 de fevereiro de 1959, completando no último sábado 56 anos de manutenção da segurança das operações aéreas no Brasil.

A mais de 40 anos essa atividade é responsabilidade do GEIV, um esquadrão diferenciado da FAB. O Grupo Especial de Inspeção em Voo, lotado no centro do Rio de Janeiro, no Aeroporto Santos Dumont, opera hoje 10 aeronaves, sendo quatro jatos IU-93A (Denominação da FAB para o Hawker Siddeley  HS-125) e seis IC-95 (Denominação da FAB para o EMB-110 Bandeirante).

Como noticiado com exclusividade pelo Portal Defesa na época da assinatura do contrato, a FAB adquiriu seis jatos Embraer Legacy 500 que serão destinados ao GEIV, no intuito de substituir os IC-95 Bandeirante. Os primeiros jatos Legacy 500 deverão chegar a unidade em maio de 2016.

 

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1