Do Rio de Janeiro
Ocorreu com grande sucesso na noite do dia 1º, o lançamento do 13º VS-30 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Este lançamento, previsto para o dia 29 mas adiado devido uma pane no sistema de abastecimento, representa um marco para a industria aeroespacial brasileiro, uma vez que utilizou pela primeira vez um motor movido a combustível líquido, e totalmente desenvolvido no país.
O L5, motor utilizado no lançamento, consome oxigênio líquido e etanol para a combustão, e funcionou perfeitamente durante os 90 segundos previstos. Isso representa um passo em direção a um foguete lançador de satélites, uma vez que um motor de combustível líquido possui maior capacidade de carga e precisão.
Chamada de Operação Raposa, foi acompanhada por especialistas da Agencia Espacial Alemã, e pessoal do DCTA, IAE, AEB, FAB, MB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e da Orbital Engenharia. O lançamento testou também um sistema de GPS para aplicação espacial e um dispositivo de segurança para veículos espaciais.
Portal Defesa