Do Rio de Janeiro
A Índia declarou que está em negociação com Israel para a compra de 262 mísseis anti-aéreos do modelo Barak-1, já utilizado pelo país em 14 navios de guerra.
O Barak-1 é um míssil anti-aéreo de curto alcance fabricado pela IAI (Israel Aerospace Industries), projetado para complementar ou até mesmo substituir a defesa de ponto de um navio, sendo capaz de atingir alvos desde 500m de distância até 12km.
Ele é lançado a partir de uma plataforma vertical que comporta até 8 mísseis, e pode engajar alvos como aeronaves de alta performance e mísseis sea-skimming.
A compra deste míssil já foi cercada de controvérsia na Índia, por conta de uma suspeita de corrupção por superfaturamento do equipamento em 2006, quando o país comprou grandes quantidades do sistema.
Algumas pessoas foram detidas ao longo da investigação, porém o caso deve ser arquivado em breve por falta de provas.
Esta nova compra também não agrada muitos, por estar sendo feita menos de duas semanas após a Índia votar na ONU contra as ações de Israel em Gaza.
Fenômeno por sinal no mínimo curioso e que se repete em outros países consumidores tradicionais de produtos de defesa israelenses, como o Brasil, por exemplo, que criticou abertamente as ações de Israel em Gaza mas que permanece com suas relações comerciais intactas.
Portal Defesa