Do Rio de Janeiro
A Marinha da Índia conduziu com sucesso na semana passada o lançamento de dois mísseis de cruzeiro supersônicos BrahMos, em modo de “salva de tiros”, quando dois ou mais lançamentos/disparos são realizados com poucos segundos de diferença.
Os mísseis foram lançados a partir da fragata INS Trikand F51 no Mar Arábico, a poucos quilômetros da costa de Goa, na região de Karnataka, oeste da Índia.
Segundo fontes oficiais da Marinha, os dois mísseis atingiram o alvo. O teste foi tão bem sucedido que já se encontra em planejamento um segundo teste do tipo, porém com uma “salva de tiros” de oito mísseis BrahMos.
O BrahMos é um míssil de cruzeiro supersônico desenvolvido pela Rússia e Índia, com capacidade para atingir alvos de no mínimo 10 metros de altura, atinge uma velocidade de Mach 2.8, carrega uma ogiva de até 300kg, e possui um alcance de290km.
Versões lançadas de terra e de mar já estão operacionais, já a versão lançada do ar se encontra em fase final de testes. Uma segunda versão, o BrahMos 2, encontra-se em estudos e teria características hipersônicas.
Portal Defesa