Do Rio de Janeiro
31 de Dezembro, último dia do ano, e como prometido último dia também do Mirage 2000 no serviço ativo da Força Aérea Brasileira.
Decolando de Anápolis às 10h42m de hoje com destino ao Campo dos Afonsos/RJ, o FAB 4948, último Mirage 2000 ativo na força, foi de encontro ao seu destino, destino louvável diga-se de passagem: Servir à memória e história da aviação brasileira sendo exposto no Museu Aeroespacial.
Adquiridos em 2004 e com previsão inicial de operação até 2011, o Mirage 2000 foi a aeronave mais potente em operação na FAB até hoje. As 12 unidades adquiridas foram lotadas no 1º GDA e defenderam a capital do país por 7 anos, dois além do previsto.
Participou neste tempo de eventos nacionais e acontecimentos marcantes, como Operações CRUZEX, desfiles da independência, e em 2012 no famoso caso da quebra das vidraças do Supremo Tribunal Federal após um rasante durante a cerimônia da troca da bandeira em Brasília.
A aeronave representou o país também em eventos internacionais, como na FIDAE, no Chile.
Após a saída dos Mirage 2000, Anápolis irá operar os caças F-5EM até a chegada dos primeiros Gripens, provavelmente do modelo Jas-39C/D, enquanto a versão NG não fica pronta. O que está previsto para acontecer em 2018.
Ao bom trabalho realizado pelos pilotos da FAB a bordo de tão distinta aeronave na proteção de nosso país, nós do Portal Defesa agradecemos imensamente, e desejamos boa sorte no belo futuro que se desenha com a futura operação de aeronaves modernas, após tantas décadas de defasagem.
Adeus Mirage 2000!!!
Portal Defesa