Do Rio de Janeiro
A Força Aérea Iraquiana contará com modernas aeronaves de ataque leve e treinamento a partir de 2015, quando chegarão os primeiros dos 24 jatos FA-50 adquiridos pelo valor de US$1.1 Bilhões, no maior contrato de vendas de armas da Coréia do Sul.
O valor sobe ainda mais se for considerado o contrato de apoio logístico e de treinamento pelos próximos 25 anos, assinado no valor de US$ 1 Bilhão.
A aeronave projetada e produzida pela KAI(Korea Aerospace Industries) em conjunto com a Lockheed Martin, é uma versão de ataque leve do jato de treinamento T-50. A versão iraquiana foi denominada T-50IQ, e terá as 24 unidades entregues até 2016.
O FA-50 venceu três outros jatos no processo de seleção da Força Aérea Iraquiana, são eles o BAE Systems Hawk, o L-159 da Aero Vodochody, e o Yak-130 da Yakovlev.
16 aeronaves do mesmo modelo já foram vendidas à Indonésia, e são equipadas com o radar EL/M-2032 com alcance de 100km e capacidade de lançar bombas guiadas tanto por laser quanto por GPS, além é claro de mísseis Ar-Ar e Ar-Terra.
A Força Aérea Iraquiana está reestruturando sua frota, e também adquiriu recentemente 36 caças F-16.
Portal Defesa