Do Rio de Janeiro
A China deu início à produção em massa do seu novo caça naval, o J-15, em mais uma clara demonstração do empenho em possuir uma força aeronaval poderosa e operacional o mais rápido possível.
A aeronave é uma versão do Sukhoi Su-33 com motores, radar e aviônicos chineses, e já estaria completamente desenvolvida.
Informações dão conta de que as primeiras unidades já saíram da fábrica em Shenyang, a cerca de 650km a leste de Pequim e maior cidade do Distrito de Liaoning, mesmo nome dado ao novo Porta Aviões chinês.
Os primeiros aviões teriam sido pintados de cinza, com a bandeira da People’s Liberation Army Navy(Marinha Chinesa) atrás do canopy, e um tubarão na empenagem.
Song Zhongping, especialista em assuntos militares, afirmou que o atual estágio “indica que a aeronave está pronta para entrar em operação” e que “a tripulação do J-15 já está treinada e dando início ao processo de integração formal da aeronave na força.”
Este fato só aumenta a tensão já vivida atualmente pela China com os países vizinhos Japão e Coréia do Sul, por conta da Zona de Identificação e Defesa Aérea estabelecida pelo país recentemente, na medida em que aumenta a capacidade chinesa de estar presente na região em pouco tempo e com uma força militar considerável.
Portal Defesa