Do Rio de Janeiro
Na noite da última segunda feira, dia 4, uma aeronave modelo Hawker 125-400A vinda do México entrou no espaço aéreo venezuelano e, segundo as forças armadas venezuelanas, não possuia plano de voo, se tornando suspeita de estar traficando drogas.
Após ser interceptada, a aeronave realizou um pouso forçado em um campo na região de Buena Vista, próximo ao Rio Meta que separa a Venezuela da Colômbia, e segundo informações das autoridades venezuelanas, os tripulantes fugiram assim que a aeronave parou.
As informações ainda são confusas, mas a princípio a Força Aérea Venezuelana teria atirado contra a aeronave, a avariando e forçando assim seu pouso.
A aeronave registrada no México sob matrícula XB-MGM se incendiou ficando completamente destruída. Não se sabe ainda se a aeronave pegou fogo por conta das avarias e do pouso forçado, ou se as Forças Armadas Venezuelanas ou os tripulantes que deliberadamente atearam fogo a aeronave, já que no último mês, cerca de 30 aeronaves forma destruídas, a maioria no solo, pelas Forças Armadas Venezuelanas sob a suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.
O caso criou uma tensão diplomática entre a Venezuela e o México, que pede explicações detalhadas sobre o caso.
Portal Defesa