De Santa Maria
O comando de operações especiais do exercito americano (USSOCOM) vai operar 7 aeronaves C-27J, ex força aérea americana (USAF). A decisão foi tomada pelo secretário de defesa Ashton Carter, no dia 28 de outubro, porém o Pentágono ainda não decidiu o que vai fazer com as outras 13 unidades, excedentes da USAF.
O C27 J é uma aeronave de transporte tático com capacidade de operar em pistas pequenas e semi preparadas, foi projetada pela Alenia Aermachi que produz a versão italiana G222. A USAF originalmente tinha planos para adquirir 30 aviões, porém após comprar 21 unidades, decidiu retirá-los de serviço devido ao seu custo de operação.
Das unidades destinadas ao USSOCOM 3 são oriundas da base da força aérea de Pope, e 4 estão atualmente em produção. As aeronaves armazenadas se encontram no padrão 1000 de estocagem, ou seja, em estado semi ativo visando que logo após a decisão sobre se destino, possam rapidamente ser deslocadas.
Além do USSOCOM, o Serviço Florestal e a Guarda Costeira dos Estados Unidos também se candidataram a receber unidades do C-27J ex USAF. Para doar os aviões à estas agências o gabinete do secretário de defesa precisa declarar os mesmos como “material em excesso”, pois a transferência é feita sem reembolso de verbas gastas com o programa.
Portal Defesa