Do Rio de Janeiro
A Real Força Aérea do Reino Unido, RAF, após 45 anos de serviço está aposentando sua frota de C-130K, versão de operações especiais do Hércules, até o final deste mês quando irá retirar da linha de voo as 7 últimas aeronaves do tipo.
Os C-130K aposentados este mês terão o mesmo destino das células já retiradas de serviço desde 2011, quando teve início a desativação da frota. Terão suas peças reaproveitadas na versão J do Hércules, modelo relativamente novo e que tem vida útil prevista na RAF até 2022.
Devido a aposentadoria destas aeronaves, a aviação de transporte tático da RAF depende exclusivamente de 25 destas aeronaves C-130J até ao menos o final do primeiro semestre de 2014, quando está prevista a entrega do primeiro Airbus A400M das 22 aeronaves encomendadas.
Este é o segundo modelo de aeronave aposentado pela RAF em cerca de um mês. No final de setembro os reabastecedores VC-10, aeronave histórica na aviação britânica, também voou pela ultima vez.
Essas e outras decisões são reflexos dos cortes no orçamento sofridos pelas forças armadas do Reino Unido nos últimos anos.
Portal Defesa