Em cena chocante, um vídeo gravado com câmera a bordo do cockpit mostra um helicóptero ucraniano, provavelmente um MI-24, sendo abatido a partir da vista do primeiro tripulante (artilheiro), o segundo assento, mais ao alto, é ocupado pelo piloto da aeronave.
O helicóptero fazia um voo a baixa altura, talvez para não se expor a detecção inimiga, aparentemente ele não fazia manobras evasivas, não sendo percebido pelo áudio capturado comunicação mais ativa entre a tripulação até o momento em que o helicóptero sofre um impacto, o que pode caracterizar que foram abatidos de surpresa.
Pelo vídeo não é possível determinar o que atingiu a aeronave, mas o tipo de impacto com grande precisão em uma aeronave em voo, com velocidade relativamente alta, parece ser um MANPADS (míssil anti-aéreo portátil). Não foi informada a situação da tripulação na descrição do vídeo, apenas a data em que o evento teria ocorrido, em agosto de 2014.
Sites de notícia mencionaram na época um abate pelos separatistas de um Mi-24 da Força Aérea Ucraniana, com toda tripulação morta em 22 de agosto, em Luhansk, Ucrânia, tendo o Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia confirmado o abate. Após o impacto do provável míssil, o vídeo mostra um choque catastrófico com solo e uma explosão. Em seguida, não há mais nenhuma movimentação, apenas pequenos estampidos, possivelmente munições da própria aeronave ou de tropas inimigas sobre os destroços, até o minuto 02:53 quando ocorre uma segunda explosão. O vídeo mostra todo o drama que tripulações de helicóptero e aviões têm sofrido neste conflito.
Portal Defesa