Militares do Exército Brasileiro vão a fábrica da SAAB Bofors Dynamics na Suécia para supervisionar os testes de aceitação do último lote de equipamentos do sistema de mísseis anti-aéreos RBS70, adquirido entre o final de 2013 e início de 2014, e noticiado primeiro aqui, no Portal Defesa.
O último lote compreende equipamentos de manutenção, visão noturna e simuladores, e tem previsão para se entregue na primeira quinzena de Março, fechando assim o período de aquisição do contrato de cerca de US$ 10 milhões.
É possível que este contrato seja seguido por outros similares, firmando a aquisição por parte do EB de mais unidades lançadoras, mísseis e material de apoio no futuro, a depender da liberação de verbas.
A intenção existe uma vez que a Artilharia Anti-aérea do EB está em franca modernização, com a entrada em operação nos últimos anos de equipamentos como o radar SABER M60 e o KMW Gepard 1A2, além da possibilidade de aquisição do sistema Pantsir-S1 e operação do futuro radar SABER M200 em desenvolvimento.
Portal Defesa