As munições de artilharia 155mm do Exército Americano ficarão mais inteligentes a partir de 2016.
O US Army selecionou a Orbital ATK para fornecer por US$120 Milhões kits de guiagem para suas munições de artilharia no calibre 155mm, o que representa um salto tecnológico e de precisão para a artilharia norte americana.
O kit custa menos de US$10.000 e consiste em um fusível compatível com o encaixe padrão das munições 155mm, porém com GPS integrado e aletas de controle que promovem correções de meio curso ao projétil.
A tecnologia reduz o CEP (Circular Error Probability) da munição padrão de 200m para menos de 30 metros. O CEP é a área circular no entorno do alvo onde o projétil pode cair. Além disso, graças ao GPS o sistema possui um sistema de segurança inibindo a detonação da carga explosiva caso a mesma caia longe demais do alvo.
O kit gera sua própria energia em voo, e não possui nenhuma ligação externa com nenhum equipamento antes do disparo.
Em uma demonstração realizada em setembro na Alemanha, alguns kits foram instalados em projéteis DM111 e disparados por Obuseiros Auto-propulsados PzH2000 resultando em uma precisão extrema, com 90% dos projéteis caindo a 5 metros do alvo, posicionado a 27km de distância.
Portal Defesa