Um avião Airbus A400M caiu em Sevilha, Espanha, hoje por volta das 13h local, enquanto realizava voos de teste antes de ser entregue para a Força Aérea da Turquia.
As primeiras informações contavam que cerca de 10 pessoas poderiam estar a bordo, porém o Serviço de Emergência da Espanha divulgou uma nota afirmando que 6 pessoas estavam na aeronave, sendo que duas teriam sobrevivido mas estão seriamente feridas, contrariando a declaração dada mais cedo pelo Primeiro Ministro da Espanha, Mariano Rajoy, que havia confirmado que todos a bordo do A400M tinham morrido na queda.
A trajetória da aeronave antes da queda foi registrada pelo site Flightradar 24, e mostra que o cargueiro caiu logo após a decolagem. A queda foi a uma velocidade de 167 nós, ou cerca de 300km/h.
O A400M é o novo cargueiro militar da Airbus, e esse é o primeiro acidente grave com o modelo que já foi encomendado por 8 países.
Como um projeto recente e moderno, fez seu primeiro voo em dezembro de 2009 e teve sua primeira entrega em setembro de 2013. É quadrimotor e possui capacidade para cerca de 37 toneladas.
O Portal Defesa irá atualizar esta matéria quando melhores informações estiverem disponíveis:
UPDATE 1 – O horário da queda foi corrigido de 8:20h para por volta das 13h, todos horários de Sevilha.
UPDATE 2 – Mariano Rajoy, primeiro ministro da Espanha, afirmou que todos a bordo do A400M morreram no acidente.
UPDATE 3 – O Serviço de Emergência da Espanha contradiz o Primeiro Ministro, e afirma que ao menos duas pessoas sobreviveram a queda.
UPDATE 4 – A aeronave seria entregue a Força Aérea da Turquia.
Fotos do acidente:
Portal Defesa