Do Rio de Janeiro
Em cerimônia realizada no último dia 11 no Hangar do 2º Esquadrão de Emprego Geral (EsqdHU-2)da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, foi imposta a Medalha Mérito Anfíbio, em consonância a comemoração do aniversário de 206 anos do Corpo de Fuzileiros Navais.
O evento contou com a presença do Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, Comandante da Força Aeronaval, e do Capitão de Mar e Guerra Augusto José da Silva Fonseca, primeiro comandante do EsqdHU-2.
Mensagens do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e do Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Fernando Antonio Siqueira Ribeiro foram lidas, e seguidas pela canção Na Vanguarda, marcha dos Fuzileiros Navais escrita pelo Professor João de Camargo e música do Professor Tenente Luiz Cândido da Silveira.
A Medalha Mérito Anfíbio foi criada em 1988 a fim de ser conferida ao militar da ativa que em operações se destacou na dedicação à sua profissão e demonstrou vontade de aprimoramento da sua capacidade como combatente anfíbio.
Quatro dias antes a Marinha do Brasil impôs a mesma medalha pela primeira vez a uma mulher, sendo a Comandante Raquel Castilho a agraciada pela homenagem, em cerimônia na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras/RJ.
Portal Defesa