Do Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil anunciou no último dia 12 que realizou em data não informada a Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) a bordo do novo Navio Doca Multipropósito G40, o NDM Bahia.
A VSA tem como objetivo avaliar e por fim certificar que operações aéreas possam ser conduzidas a bordo do navio em conformidade com os requisitos de segurança estabelecidos pela força. A vistoria é conduzida pelo SIPAER (Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) do Comando da Força de Superfície.
Foto: Marinha do Brasil
A partir da VSA, o NDM Bahia estará mais próximo de ter sua completa capacidade de operações aéreas, que incluem 3 aeronaves acionadas simultaneamente em seu longo convoo somado ao suporte de um amplo hangar, totalizando 4 aeronaves possíveis a bordo.
Uma aeronave UH-15 do Esquadrão HU-2 participou das operações previstas pela VSA, que incluem além de pousos e decolagens, simulações de emergências e acidentes, além de exercícios de carga aérea como o VERTREP (Vertical Replenishment). O VERTREP consiste na transferência de carga de um navio para outro através de helicóptero.
Portal Defesa com informações do CCSM