Adquiridos em um contrato assinado em 2014 no valor total de US$ 215.1 Milhões, os 3 novos Airbus C-295 adquiridos pela FAB em uma versão especializada de busca e salvamento devem começar a chegar no país no ano que vem, 2017.
A previsão é de que todas as 3 novas aeronaves estejam no país até 2019, onde serão operadas pelo 2º/10º GAv, Esquadrão Pelicano baseado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
As aeronaves deverão possuir a denominação SC-105, mesmo sendo modelos consideravelmente diferentes dos dois aviões com a mesma denominação e que já operam naquela unidade. Ao contrário do que se opera até agora, que consistem em aeronaves de carga com janelas em bolha para facilitar missões de busca e salvamento, os novos SC-105 serão modernas plataformas completamente adaptadas a esse tipo e missão, com sistemas embarcados de ponta.
A novas aeronaves serão equipadas com sistemas muito similares aos que equipam os P-3 Orion da FAB, incluindo o sistema FITS (Fully Integrated Tactical System), uma torreta FLIR e um radar de busca ELTA EL/M-2022A(V)3 capaz de detectar um alvo do tamanho de um periscópio a uma distância de cerca de 48km.
Ao lado do P-3, do R-99 e do futuro KC-390, os novos SC-105 darão ao Brasil uma capacidade imensa de vigilância, proteção e resgate tanto em terra quanto no mar.
Portal Defesa