Foi realizada durante a semana passada, do dia 14 ao dia 17 de abril, a LAAD Defence & Security, no Rio Centro, Rio de Janeiro.
A maior feira da América Latina sobre o tema reuniu mais de 600 expositores de todos os cantos do mundo ocupando 3 pavilhões e mais uma área externa do complexo de convenções. Foi a maior feira da série.
Em termos gerais a LAAD 2015 ocupou todo o Rio Centro, uma vez que o Pavilhão 1 era destinado ao controle de entrada e sala de imprensa, as exposições ocorriam nos pavilhões 2, 3 e 4 (mais área externa), e o Pavilhão 5 reuniu palestras e coletivas durante os 4 intensos dias.
Considerada um sucesso pelo volume de pessoas e de potenciais negócios, a feira surpreendeu a maioria que esperava um clima mais ameno por conta da atual situação financeira do país. Os cortes no orçamento assombram programas que ainda não saíram do papel, e joga um clima de incerteza sobre futuros investimentos e contratos no setor.
Porém o clima durante os 4 dias da feira foi outro. Com um enorme volume de produtos e novos desenvolvimentos sendo apresentados pela indústria brasileira e internacional, todos confiantes de que novos negócios e contratos poderiam surgir.
O Portal Defesa vai contar durante as próximas semanas os detalhes de muitos desses produtos e projetos, informando nossos leitores com a maior precisão e riqueza de detalhes possível.
Ao contrário do que era de se esperar, a grande atração da feira não ficou por conta do KC-390, projeto nacional anunciado pela Embraer em uma LAAD anos atrás, e que realizou seu primeiro voo em fevereiro desse ano representando um marco para a indústria aeronáutica brasileira por ser o maior avião projetado e construído no país.
O que chamou a atenção de todos e gerou filas enormes para a apreciação foi uma maquete em tamanho real do projeto Gripen NG, ou Gripen E/F. A maquete no estande da SAAB tinha armamentos diversos sob as asas e o ventre, com A-DARTER, MAR-1, Bombas com o kit SPICE 1000, e mísseis METEOR, além de um POD RECCE2.
O produto sueco fez sucesso entre os visitantes, e foi o pivô de um anuncio feito no primeiro dia pelo Ministro da Defesa Jaques Wagner, ao lado do Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, e do Vice Presidente Executivo da SAAB, Lennart Sindahl.
O anúncio dava conta do acordo de gestão conjunta entre as duas empresas da indústria aeronáutica para o projeto do Gripen NG.
Uma das características da feira, porém, foi a falta de anúncios de grande vulto. Coletivas de imprensa ficavam cheias de jornalistas a espera de grandes novidades, mas nenhuma foi apresentada. Talvez seja um sintoma da situação financeira descrita acima, ou apenas não se tinha programas maduros o suficiente para serem anunciados.
O fato é que esta foi a maior LAAD desde sua primeira edição, e surpreendeu em vários aspectos. Intensa e cansativa para todos os que trabalharam no evento, essa vai ficar para a história por todos os significados que ela teve nos mais diversos entendimentos.
E que venha a LAAD 2017!
Portal Defesa
Excelentes fotos, SKYWAY!! Parabéns!!!
Esperando anciosamente os detales levantados por vocês pois a cobertura da nossa imprensa sobre o evento está claramente seguindo o padrão apocalipse.
Estou bem curioso para saber mais informações sobre o utilitário (INBRA?) apresentado.