Teve início nesta segunda-feira, em Florianópolis/SC a 4ª edição do maior exercício de Busca e Salvamento da América Latina, a Operação CARRANCA!
Coordenada pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a operação CARRANCA reúne cerca de 350 militares da Força Aérea Brasileira, entre os quais estão efetivos e aeronaves de 5 esquadrões, os seguintes Grupos de Aviação: 1º/7º, 2º/7º, 3º/8º, 5º/8º e 2º/10º.
A operação visa trocar experiências, aprimorar técnicas e avaliar os conhecimentos teóricos e práticos dos militares envolvidos, tendo como resultado uma força de Busca e Resgate mais coesa espalhada pelo Brasil.
Dividida em duas fases, a Operação CARRANCA IV vai analisar até quinta-feira, dia 5, as partes teóricas, práticas e físicas dos militares, com testes teóricos, provas de capacidade física e de conhecimentos operacionais.
Esta fase é denominada AVOP, Avaliação Operacional, e nela serão também ministradas palestras sobre a situação atual e perspectivas para o futuro do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro.
Após esta fase, inicia-se a fase operacional, chamado de Exercício de Integração, onde até o dia 12 serão realizados voos e missões de simulação de resgate no mar e em terra, de localização de embarcações, resgate de pilotos ejetados entre outras.
No último dia, 13 de março, será feita a reunião de Lições Aprendidas, onde as experiências trocadas e as novas técnicas incorporadas serão expostas e massificadas, visando uma elevação no padrão das operações de Busca e Salvamento da FAB.
A Operação CARRANCA já foi realizada em 2009, 2013 e 2014, e é realizada em Florianópolis devido a proximidade desta base com o mar, o que facilita a diversificação dos cenários operacionais necessários nas simulações.
Participam desta edição as aeronaves SC-105 Amazonas, P-3AM Orion, H-60 Blackhawk, H-1H, H-34 Super Puma e P-95 Bandeirulha.
Portal Defesa