70 anos do dia histórico para a aviação de caça da FAB

Published on: 22/04/2015

Filled Under: NOTÍCIAS

Views: 1860

Tags: , , , , ,

A exatos 70 anos atrás, no ano de 1945, começava o dia que ia entrar para a história da aviação de caça no Brasil.

O cenário era o noroeste da Itália, e segundo consta o dia estava fio e com nevoeiro. Os alemães haviam começado a retirada da região dois dias antes, o que criou o cenário perfeito para um dia de caça ao inimigo. E assim foi feito, com 44 surtidas do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, “sentando a pua” com seus P-47 em caminhões, tanques, posições alemães, balsas e mais o que fosse designado como alvo.

Mais de 100 foram destruídos nas missões que se estenderam por todo o dia, algumas vezes com pouquíssimo tempo de descanso entre o pouso e a decolagem (até mesmo menos de uma hora!). Um P-47 foi perdido, o do 2º Tenente Aviador Marcos Eduardo Coelho Magalhães, que acabou saltando de paraquedas e pousando sobre o telhado de uma casa fraturando os dois tornozelos.

O 2º Ten. Av. Coelho conseguiu voltar depois que os alemães abandonaram o hospital em que estava internado.

 Ao final do dia, todos sabiam que os feitos realizados entrariam para a história, e assim o foi. 22 de abril se tornou o Dia da Aviação de Caça, uma data que deveria ser lembrada com muito orgulho por todos os brasileiros pelo sacrifício dos militares envolvidos em defender nossa liberdade, mesmo que em território longínquo.

p4701

Nesses 70 anos desse dia inesquecível, o Portal Defesa deseja a todos os caçadores e militares pertencentes a unidades de caça os parabéns, e os votos que todos sigam os exemplos dos guerreiros do passado.

 P4702

Senta a Pua!

 

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1