Austrália tenta salvar projeto de Destróier

Publicado em: 15/12/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 2069

Tags: , , , , ,

Do Rio de Janeiro

O Governo Australiano anunciou no último dia 9 que contratou 3 empresas para salvar o programa AWD (Air Warfare Destroyer), referente a construção de 3 Destróiers de Classe batizada como “Hobart”, e que encontra-se atrasado e com o orçamento muito acima do previsto.

As empresas contratadas são a BAE Systems, Raytheon Australia e Navantia AS, sendo essa última a projetista da classe. As empresas trabalharão em conjunto por um tempo não determinado a fim de “colocar o programa AWD no rumo correto”, segundo o Ministro da Defesa, Senador David Johnston.

O programa acumula um atraso total de cerca de 3 anos, sendo que os dois primeiros navios estão 2 anos e 6 meses atrasado, e o terceiro e último navio da classe 3 anos de atraso. Originalmente o primeiro navio deveria ser entregue este mês.

Foto: news.com.au

O orçamento também foi, e muito, estourado. Com a previsão inicial de AUS$8.5 Bilhões, estima-se que até o momento já tenha custado AUS$800 Milhões a mais, e os gastos continuam a subir.

Até o momento o projeto era gerenciado por uma Joint Venture entre a Australia Defence Material Organisation, Raytheon Australia e o estaleiro ASC, tendo as seções construídas em vários locais pelo país, e o navio sendo montado nas instalações da ASC em Adelaide.

Johnston afirmou que o gerenciamento interino efetuado pelas 3 empresas contratadas “representa uma volta por cima no programa e na ASC, e renova a confiança no futuro da Indústria Naval da Austrália.”

O gerenciamento interino vai contar com 39 funcionários a mais, sendo 8 da BAE Systems, 20 da Raytheon e 11 da Navantia.

Imagem: abc.net.au

A Classe Hobart, apesar de ser denominada “Air Warfare”, não se limita a especialização ao combate antiaéreo e defesa de frota, mas possui também grande capacidade para ataques a superfície, antinavio e antisubmarino. São navios com deslocamento de 6.250 toneladas, equipados com modernos sistemas como radar AEGIS, e armamento de ponta com lançadores verticais Mark-41, mísseis RIM-66, RIM-162 Sea Sparrow, Harpoon, torpedos Eurotorp MU90, Phalanx CIWS e espaço para um helicóptero MH-60R Seahawk orgânico.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1