Do Rio de Janeiro
O Submarino S-31 Tamoio da Marinha do Brasil, da Classe Tupi, deu início ao PMG, Período de Manutenção Geral, no último dia 27 de outubro, quando foi realizada a operação de Load-in da embarcação para o interior da Oficina de Construção de Submarinos, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o AMRJ.
Tendo sido o primeiro submarino construído no Brasil, em 1993 e introduzido em 1994, o S-31 (projeto IKL-209) participou de inúmeras operações ao longo dos 20 anos de operação pela força, dentro e fora do país.
Este representa o segundo PMG da embarcação, tendo o primeiro realizado entre 2001 e 2004, durando cerca de 3 anos e meio. O atual PMG deve durar tempo semelhante, talvez um pouco menor devido a experiência acumulada ao longo dos anos pelo pessoal do AMRJ.
Em um PMG a embarcação é praticamente “desmontada”, com seu casco cortado em seções para que todos os sistemas possam ser revisados ou trocados. É no PMG onde, geralmente, as modernizações de sistemas são feitas, uma vez que não é rotineiro ter tanto acesso aos sistemas de um submarino, em sua grande maioria lacrados no interior do casco de pressão.
Portal Defesa