Do Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil recebeu nos dias 12,13 e 14 de maio em suas instalações da Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, uma equipe da empresa americana Bell Textron com o intuito de demonstrar as capacidades do seu mais novo produto na categoria de helicópteros leves, o Bell 429WLG.
A aeronave, lançada em outubro de 2013 pela Bell, é a versão com trens de pouso com pneus e retráteis do já confiável Bell 429 em uso no mundo. Essa mudança, por si só, já garante vantagens consideráveis sobre a versão com esquis.
Entre elas podemos citar a facilidade de manobra da aeronave em solo, seja rebocada ou em taxi, além é claro do fato dos trens de pouso com pneus serem mais resistentes ao fenômeno de ressonância com o solo, efeito que tende a danificar gravemente um helicóptero em solo.
A nova aeronave conta ainda com sistemas modernos de controle, como piloto automático digital para os dois pilotos, capacidade IFR Single Pilot e glass cockpit, além de contar com um gravador digital de dados, manete de potência integrado ao coletivo e assentos anti-crash.
O Bell 429WLG foi apresentado ao esquadrão HU-1 em diferentes situações de voo, como em manobras SAR, voo IFR, RNAV e pane em um dos motores.
A aeronave concorre no programa UHP da Marinha do Brasil, que visa a substituição dos modelos UH-12 e UH-13 (AS350 e AS355 respectivamente) para emprego geral na força. Atualmente as propostas dos concorrentes estão em estudo, visando a elaboração do Relatório do Estudo de Exeqüibilidade, que dará continuidade ao processo.
O Bell 429WLG possui dois motores P&W 207D1 com 625SHP cada, autonomia de 700km e pode atingir uma velocidade de 270km/h.
Portal Defesa