Do Rio de Janeiro
O navio de patrulha oceânica venezuelano Warao PC 22, danificado em 2012 e que será reparado pela brasileira ENGEVIX, braço da ECOVIX, contará com o auxilio de seu fabricante, o estaleiro espanhol Navantia.
Um acordo assinado entre as duas empresas garante a troca de informações, dados técnicos e o envio de peças de reposição para que o reparo seja efetuado da melhor maneira possível.
A embarcação sofreu danos em seu casco após encalhar em um recife de corais em Fortaleza (CE) em 2012 enquanto realizava uma operação conjunta com a Marinha do Brasil, denominada Venbras-2012.
Em maio de 2013 um navio-doca holandês, chamado Rolldock, transladou a embarcação de Fortaleza (CE) para o AMRJ, no Rio de Janeiro (RJ). Desde então a embarcação está atracada no mesmo local no Arsenal, aguardando exatamente os preparativos necessários para que o reparo seja concluído.
O Warao PC 22 é um navio de patrulha oceânica novo em folha, tendo se tornado operacional pela Marinha Venezuelana em agosto de 2011. Possui desenho furtivo e é armado com um canhão principal de 76mm, dois canhões de 35mm, metralhadoras 12.7mm e possui capacidade para uma aeronave orgânica.
Portal Defesa