Do Rio de Janeiro
O Comandante da Marinha Russa, Almirante Viktor Chirkov, afirmou que até 2016 o submarino B-585 Snakt Peterburg da Classe Lada vai receber um sistema AIP para aumentar seu alcance e sua furtividade, e que a tendência é que todos os novos submarinos da Rússia tenham este sistema instalado, sem especificar, porém qual o tipo de AIP escolhido.
Afirmou apenas que o sistema AIP está sendo desenvolvido pelo estaleiro Sevmash, e que a tendência da Marinha Russa é construir no futuro submarinos mais autônomos e de forma modular, podendo obter assim modelos de diferentes formas, versões e funções utilizando as mesmas peças e seções.
A construção de mais dois submarinos da Classe Lada foi suspensa em 2012 sob a alegação de mudanças em seu design, o que garante neste momento que quando retomadas, já contarão com o AIP instalado.
Um sistema AIP consiste em um gerador de eletricidade que aumenta a capacidade de submarinos convencionais de permanecer submergido, na medida em que elimina de forma temporária a necessidade da embarcação de emergir para recarregar suas baterias.
Portal Defesa