Do Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil testou na ultima terça-feira, dia 18, o UAV Scan Eagle, da empresa americana Boeing/INSITU. A aeronave foi lançada a partir do navio patrulha NPaOc Apa P-121 a cerca de 10km da costa da Região dos Lagos-RJ, e efetuou um voo de cerca de 2 horas e meia registrando imagens e realizando manobras a fim de ser avaliada pelos militares responsáveis pelo programa de aquisição desse tipo de aeronave.
O Scan Eagle é utilizado por 12 países, tanto a partir de terra como embarcados em navios, já foi utilizado em conflitos reais (Afeganistão e Iraque), tem uma autonomia de 24h de voo a uma altitude máxima de 5km e possui duas câmeras de alta resolução, que podem gravar imagens tanto durante o dia, como a noite.
É lançado a partir de uma catapulta e recuperado por uma “lança” de mais de 5m de altura que prende a aeronave pela asa.
A Marinha do Brasil está avaliando o Scan Eagle com o objetivo de utilizar o meio aéreo não tripulado em conjunto com outros sistemas para a patrulha constante da chamada Amazônia Azul, que corresponde a área do Oceano Atlântico sob responsabilidade do Brasil, cerca de 3,6 milhões de km².
O Scan Eagle foi selecionado para o teste junto com o CamCopter S-100, um helicóptero não tripulado projetado e produzido pela empresa austríaca Schiebel que conta com autonomia de 6h, alcance de 180km e teto de serviço de 5.4km. Este modelo será testado em Maio.
A Marinha, porém, não descarta até mesmo a possibilidade de aquisição dos dois modelos, caso seja comprovada a validade das aeronaves para as operações de patrulha planejadas pela Marinha do Brasil.
Portal Defesa