Chegou ao fim a CRUZEX FLIGHT 2013, mais uma vez com muito sucesso, demonstrando o altíssimo nível de organização e planejamento da Força Aérea Brasileira, e tendo como destaque este ano a introdução dos combates principais em nível de BVR e se estendendo em ultimo caso ao dogfight propriamente dito.
8 países combateram nos céus do nordeste brasileiro trocando experiências, estreitando laços e aperfeiçoando doutrinas. O valor dessa interação é inestimável, e agrega conhecimento para cada um dos países participantes.
Com alto grau de profissionalismo e a simpatia dos Pilotos, Delegações e seus Relações Pública, o maior agradecimento vai para o CECOMSAER além de nos receber com toda atenção e cuidado possível, nos disponibilizou uma excelente estrutura com Sala de Imprensa com refrigeração, água, banheiro, café e internet, além dos pontos para que possamos fazer nosso trabalho.
E não menos importante, as últimas notícias são de que a Venezuela pretende trazer o Su-30 para a próxima CRUZEX e que já estuda um substituto para os seus F-16, pois os mesmos serão aposentados em 5 à 6 anos.
Também tivemos à alegria dos colombianos na linha de vôo com suas brincadeiras no momento da saída de suas aeronaves A-37 Dragonfly.
Paulo Vasconcelos – Portal Defesa