Do Rio de Janeiro
Entre os dias 4 e 15 de novembro a Base Aérea de Natal será o movimentado palco de mais uma edição do já mundialmente famoso exercício Cruzeiro do Sul, a CRUZEX.
Idealizada e organizada pela FAB, a CRUZEX tem tradição de reunir forças aéreas de diversos países, muito diferentes entre si, com o objetivo de treinar missões do tipo coalizão, que é quando as operações são organizadas e executadas em conjunto, tanto no cenário ar-ar como no ar-terra.
A CRUZEX foi recentemente dividida em duas versões, a CRUZEX C2, que não promove o encontro de aeronaves reais, mas reúne militares de países diversos com o objetivo de treinar a integração de aliados em operações de comando e controle em um conflito virtual, e o tradicional exercício como o que ocorre este ano, denominada CRUZEX Flight.
Serão 9 países participantes incluindo o Brasil. Participarão Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, cada uma trazendo aeronaves que somadas farão dos céus do nordeste brasileiro um grande cenário de guerra simulada, totalizando 96 aeronaves, entre aviões de caça, bombardeiros, reabastecimento aéreo, helicópteros e AEW&C.
Serão 2.000 militares envolvidos na operação que se desdobrará sobre o Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Oceano Atlântico.
O Portal Defesa estará presente na CRUZEX 2013, trazendo todos os detalhes e imagens do exercício. Para maiores informações, visite a página oficial da CRUZEX Flight 2013.
Portal Defesa