De Santa Maria
O exército colombiano recebeu da Sikorsky em agosto deste ano dois helicópteros S-70i equipados com sistema HTAWS, e sendo uma das maiores operadores de Black Hawks do mundo, a Colômbia acaba de se tornar o primeiro país da América do Sul a operar aeronaves desse tipo com sistema. O HTAWS dá aos pilotos da aeronave consciência situacional de 360 graus em relação ao terreno, em altitudes de no mínimo 75 pés, durante o dia ou noite e independente da visibilidade.
Esse sistema consiste em uma tela localizada no centro do painel de instrumentos da aeronave, compatível para o uso com óculos de visão noturna e sob intensa luz solar, que é integrada a dois GPS, INS mapa digital, radar altímetro e sistema computadorizado de dados aéreos.
Pela tela os pilotos vão poder verificar a posição geográfica em que se encontram, assim como detalhes do terreno e obstáculos como linhas de transmissão e torres de telecomunicações, e também receberão alertas sonoros em seus fones de acordo com o modo em que o sistema for ajustado.
O HTAWS trará, através de informações mais precisas, um incremento na segurança durante a navegação a baixa altura, em missões que necessitem de um perfil de voo mais furtivo, conferindo às tripulações maior vantagem tática em situações como infiltração de comandos em território inimigo, e evacuação aeromedica em zonas de combate.
Portal Defesa